domingo, 16 de agosto de 2009

Stupid Way of Life






Duas passagens esta semana me fizeram retomar certas questões sobre o “way of life” dos norte-americanos, que de tempos em tempos retomo desde a adolescência. É um exercício inevitável.

* Primeiro visitei uma espécie de feira das nações, com artesanato típico de cada país. Uma feira deslumbrante, que me surpreendeu. Havia, dentre outras coisas, luminárias lindíssimas na barraca da Turquia, espelhos com molduras trabalhadas em metal junto ao artesanato peruano e jóias com design totalmente original para os nossos padrões dentre as peças de Dubai.
Mas, no meio de tantas peças lindas e diferentes, um comentário alheio me fez reparar em uma barraca meio escondida e digamos “perdida” ali. Uma barraca alheia a toda aquela riqueza cultural, que oferecia apenas, pura e simplesmente camisetas. Nenhuma logomarca diferenciada nelas. Havia, sim, marcas conhecidas do mercado da moda, como a da Adidas. E, por fim, num lance de surpresa subi os olhos e li: era a barraca dos EUA! Ou seja, o país mais rico e poderoso do mundo não tinha nada para representá-lo em uma feira de artesanato, além de medíocres camisetas da Adidas, que posso encontrar em qualquer shopping da esquina. Nada de arte, raizes, somente produtos industrializados.

* O segundo fato foi uma visita à MTV-Brasil quando passava o reality show "Paris Hilton's My New BBF", que tem a "difícil" meta de escolher o mais novo melhor amigo da milionária. O programa exibia uma prova na qual os candidatos, pasmem, tinham que andar de montanha russa mantendo a pose. Segundo Paris, para andar do lado dela _sendo fotografada o tempo todo_ é preciso estar sempre lindo. Os participantes passaram o tempo todo brigando com o próprio medo e com o vento no rosto para poder manter um olhar sexy. Câmeras fotografavam o comportamento de cada um. No final, Paris analisou tudo e criticou quem se deu mal e elogiou quem manteve a pose. Moral da história: para ser amigo de Paris as pessoas precisam ser tão artificiais quanto ela. E que graça tem andar de montanha russa se não for para gritar e muito? E os americanos ainda acham isso legal!

Um comentário:

  1. muy buen blog, muy completo y variado

    y amo a pet shop boys ¡

    saludos desde argentina

    ResponderExcluir