quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Divã




Acompanho o trabalho de várias admiráveis atrizes _como Julianne Moore,Susan Sarandon, Whoopi Goldberg, Meryl Streep, Juliette Binoche, Audrey Tautou_ mas, tenho que reconhecer que Julia Roberts é a mais pop de todas, é a única que me faz alugar filmes simplesmente por seu nome constar no elenco.
Ela é muito convincente nos papéis que faz, ainda que em alguns casos sejam personagens muito inferiores a sua capacidade de interpretação. Julia pode ser um demônio ou uma santa, uma desequilibrada ou a pessoa mais centrada do mundo. Já vi muitos filmes fracos, mas nunca chego a me arrepender. Julia sempre salva a parte que lhe cabe. E o fato de ela estar em um filme é motivo para despertar minha curiosidade para logo assistí-lo.
Acabo de assistir "Duplicidade" (2009,direção de Tony Gilroy). A história é bem legal, surpreendente mesmo, mas acho que o roteiro ficou confuso. É preciso assistir umas duas ou três vezes para pegar todos os detalhes. O filme vai e volta no tempo, mas não deixa isso muito claro. Mais uma vez, Julia contracena com o bonitão Clive Owen, seu marido em "Closer". Ambos se dividem na trama entre o trabalho como espiões concorrentes e amantes.
Olhando para trás, acho que as obras mais marcantes da atriz são os dramas e romances. Li uma vez que tem até terapeuta que sugere às pacientes que assistão filmes com Julia. Coincidência ou não, acho que seus melhores filmes foram exatamente aqueles em que as personagens ficam emersas no universo feminino como "Uma Linda Mulher", "Dormindo com o Inimigo", "O Casamento do Meu Melhor Amigo" e, especialmente: "Erin Brockovich - Uma Mulher de Talento" (da foto acima) e "Lado a Lado". Os dois últimos já assisti um milhão de vezes. Logo deve estrear mais um nessa linha: "Comer, Rezar e Amar", adaptação do best-seller autobiográfico de Elizabeth Gilbert. Julia é puro divã.

Segue meu top 10 com Julia Roberts:

1º Lado a Lado (1998)
2º Erin Brockovich - Uma mulher de Talento (2000)* Oscar de melhor atriz

3º O Casamento do Meu Melhor Amigo (1997)
4º Dormindo com o Inimigo (1991)
5º Uma Linda Mulher (1990)
6º Tudo por Amor (1991)
7º À Mexicana (2001)
8º Um Lugar Chamado Notting Hill (1999)
9º Closer (2004)
10º Adoro Problemas (1994)

Nenhum comentário:

Postar um comentário